Usina de Itatinga - 1910
Em 10 de outubro de 1910 foi inaugurada a Usina Hidrelétrica de Itatinga, um empreendimento construído pela Companhia Docas de Santos para gerar energia elétrica a partir do Rio Itatinga para abastecer o Porto de Santos.

Usina de Itatinga

Canal de Bertioga – Monte Cabrão – Itapema – Passagem das linhas de transmissão ligando o Porto de Santos a Usina de Itatinga

Porto de Santos – conexão com a linha de transmissão vinda da Usina de Itatinga
Entre os meses de dezembro de 1905 e maio de 1906 houve um surto de malária que paralisou as obras de construção da Usina de Itatinga. O alto índice pluviométrico da região provocou a proliferação de mosquitos transmissores da malária. A Companhia Docas de Santos entrou em contato com Oswaldo Cruz, Diretor de Saúde do Rio de Janeiro, que incumbiu o médico Carlos Chagas de vir até Bertioga, em Itatinga.
Carlos Chagas adotou uma série de medidas para eliminação do mosquito, especialmente voltados ao saneamento básico das instalações dos trabalhadores, valas para escoamento das águas empoçadas e proteção das casas com telas. Também descobriu que os mosquitos somente picavam durante o crepúsculo, mantendo os trabalhadores em isolamento neste período. Depois, podiam ser aproveitados no trabalho noturno que não haveria risco algum. Carlos Chagas obteve êxito e seu trabalho foi referência internacional.

Construção da Usina de Itatinga