Usina de Itatinga

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usina de itatinga

Usina de Itatinga

Em 1903 a Companhia Docas do Estado de São Paulo, então concessionária dos serviços portuários, adquire a Fazenda Pelaes, na Serra do Mar, em Bertioga. Foi iniciada a construção da usina em 1906 e inaugurada em 10 de outubro de 1910. Foi projetada pelo engenheiro Gulherme Benjamin Weinschenck. Era destinada a eletrificação das instalações do Porto de Santos, como também a iluminação geral do cais, armazéns e escritórios, em substituição a uma pequena usina termoelétrica. Está a uma distância de cerca de 30 km do Porto de Santos e cerca de 14km do centro de Bertioga. A energia é transmitida através de torres que cruzam o Canal de Bertioga.

Conta com equipamentos alemães e estadunidenses. Dando ao Porto de Santos o status de ser o único do mundo como uma usina hidrelétrica independente.

Na sua construção, diversos acidentes aconteceram com os trabalhadores, inclusive relata-se ao menos doze vítimas em um soterramento para construção dos cinco canais que ligam o reservatório d’agua (câmaras de equilíbrio) até os geradores da energia. No período de sua construção, há informações de surto de malária entre os trabalhadores, e até recebeu o médico sanitarista Carlos Chagas, em 1906. Estava a serviço da Fundação Oswaldo Cruz.

A usina substituiu definitivamente as máquinas à vapor no Porto de Santos em 21 de fevereiro de 1911. Como a capacidade geradora de energia da usina era maior do que a demanda do Porto de Santos, as sobras foram destinadas à iluminação de Santos, São Vicente e parte de outras cidades da região, até 1927.

O local possui uma vila destinada aos trabalhadores da usina, construída na mesma época. Possui escola, igreja, campo de futebol, áreas de lazer, posto médico e setenta casas dispostas em uma única rua, ladeada por uma via férrea e por um bondinho. A linha férrea tem uma extensão de 7,5 km pelo paredão da Serra do Mar.

A igreja é a Capela de Nossa Senhora da Conceição, erguida em 1942, com mão de obra, peças, vitrais e mobiliário trazidos da Inglaterra.

Atualmente, ainda é responsável por 80% da energia consumida no Porto de Santos.

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