Terminal Turístico de Bertioga - 1988

O Terminal Turístico de Bertioga, orçado em mais de dez milhões de cruzeiros, teve sua construção iniciada em 1986, com recursos do Governo do Estado de São Paulo. Ficou responsável pela construção a empresa Rodrigues Lima.

Foi construído no Jardim Rafael, em frente à praia da Enseada, em um terreno de três mil metros quadrados. Contava com estacionamento para 72 ônibus, sanitários, vestiários, enfermaria, posto policial, lanchonete e playground.

Foi inaugurado oficialmente em 6 janeiro de 1988 pelo Governador do Estado de São Paulo, Orestes Quércia, mas ficou desativado por algumas semanas até entrar em funcionamento, pois faltava concluir a obra da caixa d’água e as instalações elétricas ainda demandavam vistoria da concessionaria de energia. Faltou seriedade ao entregar um equipamento que não estava concluído.

Depois, o Governador Orestes Quércia anunciou que pavimentaria a avenida de acesso ao terminal, pois era de terra e quando chovia as condições ficavam precárias com o tráfego de ônibus. Essa promessa de pavimentação nunca foi cumprida.

Pela Lei Estadual nº 6.558, de 30 de novembro de 1989, foi atribuído ao equipamento a denominação de Terminal Turístico de Bertioga “Deputado Emílio Justo”.

Emilio Justo foi vereador de Santos e deputado estadual. Era irmão do então Prefeito de Santos, Oswaldo Justo.

Deputado Emílio Justo

Ainda em 1989, um ano após a sua inauguração, já se noticiava o estado de abandono do Terminal Turístico retrato do desperdício de dinheiro público. Em 30 de abril de 1989, um domingo, o Terminal Turístico foi depredado por cerca de 500 pessoas (homens, mulheres, crianças) revoltadas com a prisão de dois “banhistas”, efetuada pelos salva-vidas locais. A acusação era de tentativa de estupro à duas moças, dentro d’agua. Os vândalos não eram moradores. Eram turistas, mas o Jornal “A Tribuna de Santos” se referiu na época a eles como “farofeiros”, “embriagados ou dopados”. O Terminal tinha 100 vasos de flores, e 90 deles foram atirados contra a parede do posto policial. O bebedouro foi destruído, assim como o relógio e as luminárias. Eram apenas seis salva-vidas e dois policiais militares. Jogavam garrafas e pedras no posto policial, e os dois militares ficaram feridos, um no pé e o outro no braço em função dos cacos de vidro. Um dos acusados do estupro fugiu no momento que entrava na viatura. O outro foi conduzido à Delegacia de Bertioga.

O Terminal Turístico estava recebendo ônibus acima da capacidade e muitos deles desviavam-se para outras praias e localidades de Bertioga, para não pagar a taxa de estacionamento, causando grandes transtornos nos finais de semana.

Em março de 1990, a Secretaria de Esportes e Turismo do Estado desativou o Terminal Turístico de Bertioga por tempo indeterminado. A equipe da secretaria constatou a falta de condições de funcionamento do equipamento.

Acontece que mesmo após sua interdição, continuou sendo usado clandestinamente por turistas, que ainda vandalizaram mais o equipamento público abandonado pelas autoridades.

Em 1991, após muitas reclamações da população, o Governo do Estado promoveu uma reforma no Terminal.

Foi reaberto no dia 25 de janeiro de 1992. Porém, voltou a ser interditado um ano depois pela Prefeitura de Bertioga, através do Decreto nº 12, de 1º de março de 1993, motivado pelo excessivo número de ônibus de excursão, muito acima de sua capacidade e da infraestrutura administrativa, resultando em grande número de turistas nas praias e nas ruas, com afogamentos e prática de diversos delitos. Muitos projetos e promessas foram apresentados para o local. Nunca mais voltou a ser reaberto.

 

Em setembro de 2022, a Prefeitura de Bertioga demoliu o que sobrava do Terminal. Segundo apurado pelo “Portal Costa Norte”, no lugar dele será erguida uma “Vila do Bem”, espaço inclusivo especial para atender pessoas de todas as idades e com vários serviços públicos municipais disponíveis.

 

Ruínas do Terminal Turístico de Bertioga

 
terminal-de-onibus

A capacidade do Terminal era insuficiente para o número de ônibus que vinham para Bertioga.

 
terminal-onibus

O Terminal tinha capacidade para 72 ônibus.

 

Ruínas do Terminal Turístico de Bertioga.