Sistema de abastecimento de água potável - 1954

Na inauguração do posto médico da Cruz Vermelha, em 1939, o Prefeito de Santos Cyro de Athayde Carneiro disse ter dado ordens para que fossem feitos estudos técnicos especializados para o abastecimento de água potável em Bertioga, pois era esse um problema de grande dificuldade, dada a escassez de mananciais no local.

Entre 1951 e 1953, com recursos do orçamento da Prefeitura de Santos, foi implantada uma rede de distribuição de água que ligava o reservatório da Colônia de Férias do SESC até o Centro de Bertioga, abastecendo parcialmente a Vila. Esse sistema entrou em funcionamento em 1954. Acontece que durante a temporada de férias, o sistema era deficitário, pois somente tinha capacidade para atender o próprio SESC. Esse serviço foi autorizado pela Lei nº 1.565/53, de autoria de Antônio Feliciano, Prefeito de Santos. Nessa mesma lei a Prefeitura de Santos foi autorizada a cobrar pela ligação, religação e fornecimento de água, de acordo com os preços fixados em tabela.

No dia 29 de julho de 1969 o Governador do Estado de São Paulo Abreu Sodré esteve em Bertioga para inaugurar a nova adutora. As obras foram realizadas pelo Governo do Estado. A adutora captava água do Ribeirão das Furnas, onde foi construída uma barragem de 30 metros de comprimento, 1,60 metro de altura e 1,00 metro de largura. A capacidade de captação era de 22 litros por segundo. Os serviços de saneamento passaram a ser executados pela Companhia de Saneamento da Baixada Santista – SBS.

 

O pequeno obelisco, com cerca de um metro de altura, localizado na Avenida Vicente de Carvalho e em frente a sede da Subprefeitura de Bertioga. Foi instalado em 1969 na visita do Governador Abreu Sodré para a inauguração da nova adutora. Foto do jornal “Cidade de Santos”, do ano de 1969.

No dia 12 de fevereiro de 1971 o Governador Abreu Sodré retorna a Bertioga, para uma vistoria de entrega ou inauguração, sem cerimônia, do reservatório de água localizado na Rua Vasco da Gama (a caixa d’água). É um reservatório elevado de concreto armado com capacidade para armazenar 250 mil litros de água. Com isso, seria possível atender 9.500 pessoas, o triplo da população de Bertioga na época.

Em 1979 houve uma expansão da rede e em 1980 novas obras de ampliação foram realizadas na caixa d’agua da Rua Vasco da Gama. Depois, os serviços de abastecimento de água foram assumidos pela SABESP.

O Governador Abreu Sodré, de óculos e calça branca, em 12/02/1971. Chegou por volta de 10:00 da manhã, de helicóptero, em frente à Escola Vicente de Carvalho (atual Casa da Cultura). Ele ficou menos de uma hora em Bertioga. Foi direto vistoriar o reservatório da Rua Vasco da Gama, partindo dali para o Guarujá para outros compromissos. Dentre os servidores municipais que o receberam, é possível reconhecer Hélcio Gonçalves Cunha, que foi Administrador Regional interino, Diretor de Administração, Presidente do Lions Club, além de marido da Professora Bene.
O Governador Abreu Sodré, de óculos e calça branca, vistoriando o reservatório da Rua Vasco da Gama. Foto de 12/02/1971
O Governador Abreu Sodré vistoriando o reservatório da Rua Vasco da Gama. Foto de 12/02/1971