Primeiras linhas de ônibus - 1967
A balsa entre Bertioga e Guarujá foi inaugurada em 1954 e a Estrada Guarujá-Bertioga somente foi asfaltada em 1959. Há notícia que a partir do ano de 1959 esse trecho passou a ser servido pelos ônibus da Viação Guarujá. Os ônibus não atravessavam a balsa, pois o ponto final deles ficava no Guarujá, ao lado da travessia e iam até o Itapema (Vicente de Carvalho). Os horários eram os seguintes: a) de Itapema a Bertioga (06:00, 08:00, 10:00, 12:00, 14:00, 15:00, 17:00 e 18:00); b) de Bertioga a Itapema (07:30, 09:30, 11:30, 13:30, 15:30, 16:30, 18:30 e 19:00).

Os ônibus da Viação Guarujá, entregues em 1960, para a linha entre Bertioga e Guarujá.
O serviço de transporte coletivo urbano servindo os bairros de Bertioga somente chegaria alguns anos depois.
Em sessão legislativa extraordinária realizada em 5 de setembro de 1963 o vereador Geraldo Perrone apresentou na Câmara Municipal de Santos requerimento para que a Prefeitura de Santos criasse uma linha de ônibus em Bertioga. Em maio de 1966 o vereador Geraldo Peres Gil apresentou requerimento semelhante.
Em comemoração aos seus dois anos de governo, que completaria em 14 de abril de 1967, o Prefeito de Santos Silvio Fernandes Lopes queria entregar esse importante e inédito serviço público para Bertioga. Determinou que o SMTC (Serviço Municipal de Transportes Coletivos) providenciasse as medidas necessárias para instalação de uma linha de ônibus no Distrito. Foi assim que em 22 de abril de 1967 foi inaugurada a primeira linha oficial de ônibus urbano de Bertioga.
Em 1966 a Prefeitura de Santos adquiriu diversos ônibus da Mercedes Benz para servirem o público santista. Porém, para Bertioga, não vieram os ônibus Mercedes Benz, mas os veículos da Fábrica Nacional de Motores – FNM (Fenemê).
Foi criada pela Prefeitura de Santos a Viação Bertioga Ltda, como “permissionária” da SMTC, mas extintas em 1976, dando lugar a CSTC (Companhia Santista de Transportes Coletivos).
Em 1967, para início das operações, a Viação Bertioga disponibilizou dois ônibus, enquanto o SMTC forneceu três, totalizando cinco ônibus para Bertioga.
Nessa época, o Distrito não possuía via pública asfaltada e quase todo o trânsito circulava pelas praias ou por algumas ruas com acesso precário. Em pouco mais de um ano de serviço os ônibus ficaram bem avariados, com diversos problemas mecânicos pelo esforço necessário nas ruas de Bertioga.

Jornal “A Tribuna de Santos” – Edição de 21/04/1967

Um dos ônibus da SMTC, adquirido pela Prefeitura de Santos diretamente da fabricante Mercedes Benz.

Ônibus produzidos pela FNM (Fábrica Nacional de Motores) utilizados nos primórdios do serviço de transporte coletivo urbano em Bertioga.
Os ônibus atendiam os bairros do Centro, SESC, Itatinga, Itaguaré, chegando à São Sebastião, em Barra do Uma.

Jornal Cidade de Santos. Tabela com as linhas de ônibus de Bertioga publicada em 30 de junho de 1973.