Posto de Salvamento - 1976

O posto de salvamento é um prédio público municipal destinado a realização dos procedimentos de primeiros socorros aos que sofrem acidentes na praia, especialmente afogamentos, além de servir como depósito para os equipamentos usados pela equipe de salva-vidas do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, responsável pelo atendimento.

O primeiro posto de salvamento de Bertioga foi construído em 1976. A cerimônia de lançamento da pedra fundamental contou com a presença do Prefeito de Santos, Antônio Manoel de Carvalho, do deputado federal José Roberto Faria Lima e do administrador regional José Sanches Soares. O posto de salvamento foi construído em terreno público, próximo ao Forte São João, pelo Lions Clube de Bertioga, a partir de projeto aprovado pela PRODESAN, com tenda de oxigênio, embarcação, alojamento e instalações sanitárias para o público.

Prefeito de Santos, Antônio Manoel de Carvalho, cimenta a primeira estrutura para construção do posto de salvamento

As autoridades estavam apreensivas com a iminência de inauguração das Rodovias Mogi-Bertioga e Rio-Santos, que iriam atrair um público enorme de turistas nos próximos anos, sendo fundamental que o Distrito de Bertioga estivesse preparado para essa grande transformação aguardada.

Posto de salvamento em foto do final da década de 1980. Fonte: Biblioteca Municipal de Santos.