O serviço de travessia de balsa - 1954
O serviço de travessia de balsas, ligando o Guarujá até Bertioga, foi implantado e inaugurado pelo Governo do Estado de São Paulo em 10 de dezembro de 1954, mas o serviço de lanchas para travessia de passageiros entre Bertioga e Santos ainda permaneceu ativo por muitos anos.
Compareceu à cerimônia de inauguração o próprio Governador do Estado, Lucas Nogueira Garcez. Ele estava acompanhado da seguinte comitiva: Nilo de Andrade Amaral (Secretário da Viação e Obras Públicas), Plínio Cavalcanti (Secretário de Segurança Pública), Antonio Ponzio Hipólito (Diretor de Obras Sanitárias), Joaquim Alcaide Valls (ex-Prefeito de Santos e Diretor da Divisão de Saneamento Urbano) e Oswaldo Feliciano (ajudante de ordens do Governador).
O Governador foi recebido pelo Prefeito de Santos, Antonio Feliciano, pelo Prefeito do Guarujá, João Torres Leite Soares, e por Gustavo Martini (Presidente da Câmara Municipal de Santos), Adhemar de Figueiredo Lira (Diretor do Fórum de Santos), Dom Idílio José Soares (bispo de Santos), dentre outras autoridades.
Primeiro houve a inauguração de novas embarcações para o sistema Santos/Guarujá, e depois partiu toda a comitiva em diversos carros, pela estrada Guarujá/Bertioga, até chegar na ponte de atracação da balsa. Ali o Governador e a comitiva foram recebidos por Silvio Rodrigues, subprefeito de Bertioga.
Foi cortada uma fita simbólica e inaugurado no terreno onde futuramente seriam os jardins um marco de concreto com uma placa de bronze, constando o nome do Governador e das autoridades que contribuíram para aquela importante realização. O Governador regressou a Capital, mas algumas autoridades do Estado permaneceram para as demais cerimônias. Foi servido no Hotel Umuarama um coquetel de boas-vindas. Na sequência, houve um grande almoço no SESC, onde foram realizados vários discursos de agradecimento ao Governo, tal como fez o deputado estadual Luiz Roberto Vidigal.

Jornal “O Estado de São Paulo” – Foto do dia de inauguração do sistema de travessia entre Guarujá e Bertioga – 10/12/1954
Grandes mudanças estavam por vir. Em mais de quatrocentos anos de história, pela primeira vez a Vila estava se conectando com as cidades vizinhas.
A balsa foi instalada à poucos metros da “venda” de João Sabino Abdalla, o que também contribuiu para os negócios dele e dos demais comerciantes, diante do grande número de veículos e pessoas circulando pelo centro da cidade.