O primeiro cinema - 1956
O cinema de Bertioga chegou em 1956, por iniciativa de Coriolano Mazzoni. Era o “Cine Umuarama”. Segundo Zunaria Lisboa Sabino, o cinema funcionou inicialmente no Hotel Umuarama e depois passou a funcionar em um imóvel na Rua Pero Góes, ao lado de onde residiam Coriolano e sua esposa, Dona Luiza. Mas durou um curto período. De acordo com Norma Mazzoni, foi fechado em 1962, em razão do preço dos impostos e do alto custo para projeção dos filmes.
Elizabete Bittencourt Abdalla contou que ela ia com a tia, Dulce Bittencourt Abdalla, no cinema do “Seo Mazzoni”. Tinha pipoca para comprar, mas nessa época ainda não tinha refrigerante, só refresco de fruta, geralmente limonada. O cinema era uma casa térrea de alvenaria, grande, que ocupava todo o terreno. Era tudo muito simples. As pessoas ficavam sentadas em cadeiras de madeira. Estava sempre lotado. Nessa época a energia elétrica ainda não tinha chegado em Bertioga. Não existia iluminação pública à noite e por isso as sessões eram realizadas no período da tarde. O cinema funcionava com a energia elétrica produzida por um gerador movido à gasolina.






Diversos filmes internacionais e nacionais fizeram sucesso na época em que funcionou o Cine Umuarama: Cantando na Chuva, Ben Hur, Crepúsculo do Deuses, Os Dez Mandamentos, foram grandes clássicos produzidos na época, mas o cinema nacional também produzia grandes títulos, tendo como estrelas Mazzaropi, Tônia Carrero, Grande Otelo, Oscarito, Anselmo Duarte, Dercy Gonçalves, Eliana Macedo, Vera Nunes, Lima Duarte, Sõnia Mamede.