Morte de Joseph Mengele - 1979

Nasceu em 1911 e morreu afogado em Bertioga no dia 7 de fevereiro de 1979. Foi um oficial alemão ligado às Forças Militares de Adolf Hitler. Médico no campo de concentração de Auschwitz durante a Segunda Guerra Mundial. Mengele era um dos principais médicos responsáveis ​​pela seleção das vítimas a serem mortas nas câmaras de gás e por realizar experimentos genéticos bizarros com os prisioneiros. O monstro de Auschwitz ou o anjo da morte, como ficou conhecido, era o mais sádico de todos. Com o fim da Segunda Guerra Mundial, permaneceu um tempo escondido na Alemanha e depois conseguiu fugir para a América do Sul (Argentina, Paraguai, Brasil) onde viveu em várias cidades, sempre usando pseudônimos diferentes.

Ele tinha problemas cardiovasculares e já havia sofrido um derrame em 1972. Ao visitar seus amigos Wolfram e Liselotte Bossert em Bertioga, em 7 de fevereiro de 1979, sofreu outro acidente vascular cerebral ao tomar banho de mar na praia da Enseada de Bertioga e ali se afogou, em frente ao Hotel 27.

As investigações demonstram que nunca morou em Bertioga. A presença dele no Distrito era apenas como um veranista, acompanhado dos amigos que passeavam pelos dias quentes de verão. Ninguém sabia quem era Joseph Mengele. Foi enterrado em Embu das Artes/SP sob o pseudônimo de Wolfgang Gerhard. Somente após uma investigação com interceptação de cartas pela Polícia alemã, a exumação do corpo e pesquisas técnicas e análises cientificas realizadas na ossada é que ficou comprovado que se tratava de Mengele.

 

Boletim de ocorrência com um dos nomes falsos usados por Mengele. O afogamento ocorreu em frente ao Hotel 27 e Rua Rafael Costábile. A ocorrência foi atendida pelo cabo da PM Espedito Dias Romão.

 

Espedito Dias Romão aponta para o local onde estava o corpo de Mengele após o afogamento.

 

Romeu Tuma, Superintendente da Polícia Federal, o crânio e a reconstituição de Mengele