Linhas de ônibus para São Paulo - 1961

Segundo lembranças de Zunaria Lisboa Sabino, desde 1961, sua melhor amiga, Nazaré Penha Moreira, vendia passagens da Viação Cometa, com destino à São Paulo, em uma “portinha” (agência), ao lado da Venda de Miguel Bichir, na Avenida Vicente de Carvalho. Também trabalhava nessa agência Neide Bichir. Esses ônibus não chegavam em Bertioga. A passagem era comprada na agência e o passageiro atravessava a balsa para embarcar no ônibus do outro lado do Canal, em Guarujá.

 

Ônibus da Viação Cometa em São Paulo – década de 1960.

A partir de 1964 esse serviço passou a ser executado pela Viação Coringa, que alguns anos depois foi vendida para a Viação Ultra.

 

Anúncio da Viação Coringa com destino à Bertioga – 1967

Somente em 1973 que a Viação Ultra assume esse serviço. Entretanto, ainda era preciso atravessar a balsa e pegar o ônibus do outro lado do Canal, em Guarujá, pois como não existia estrada, os ônibus não conseguiam chegar em Bertioga. O embarque nos ônibus da Viação Ultra, na linha São Paulo-Bertioga, com ponto de embarque em Bertioga, somente passou a existir em 1985, quando inaugurada a Rodovia Rio Santos.