Liga das Senhoras Católicas – 1941

A Liga das Senhoras Católicas de São Paulo foi fundada em 10 de março de 1923, vinculada a Arquidiocese da Igreja Católica de São Paulo. Atualmente recebe a denominação de Liga Solidária. É uma organização social sem fins lucrativos que desenvolve programas socioeducativos e de cidadania.

Em 15 de fevereiro de 1941 era inaugurada a primeira Colônia de Férias de Bertioga, de iniciativa da Liga das Senhoras Católicas. Recebeu o nome de “Colônia de Férias Dona Helena Pereira de Moraes”, que era esposa do empresário José Ermírio de Moraes. Em imóvel de sua propriedade, doado para a entidade, foi instalada a Colônia de Férias. Prédio térreo, com amplo quintal, em frente à praia, próximo à Avenida 19 de Maio.

Era destinada as moças que trabalhavam e frequentavam o restaurante da Liga das Senhoras Católicas, em São Paulo. Essas moças possuíam uma remuneração muito baixa, que só dava para cobrir suas necessidades básicas, sem jamais poder desfrutar de momentos de lazer, que a elite dispunha. Bertioga foi o local escolhido, paradisíaco, deserto, encantador, contemplativo, para que a entidade instalasse ali sua Colônia de Férias. Mas não era gratuita, pois cada moça interessada precisava pagar uma taxa de conservação no valor de “dez mil réis”, tendo direito a quinze dias por ano. A sua capacidade inicial era para receber somente dez moças de cada vez.

Foi realizada uma linda festa no dia da inauguração. Veio uma caravana de São Paulo. Na Estação da “São Paulo Railway Company”, no Valongo, em Santos, os convidados foram recebidos pelo Prof. Delphino Stockler de Lima, que ali estava representando o Prefeito de Santos, Cyro Carneiro. Trocados os cumprimentos, foram em direção ao cais do Valongo, onde estava estacionada a barca “Barnabé”, cedida pela Companhia Docas para transportar a caravana de convidados até Bertioga. José Ermírio de Moraes e sua esposa Helena Pereira de Moraes não estavam presentes.

Foram recebidos na “ponte de atracação” das lanchas da “Santense” por Maria Porto (Diretora da Liga das Senhoras Católicas), Oswaldo Silveira, Alberto Hugo de Oliveira Caldas, entre outros.

O Padre Eduardo Roberto participou da cerimônia, benzendo o prédio, a pedido de Maria Porto. Em seguida, foi realizada a entronização do “Sagrado Coração de Jesus”, então padroeiro da Liga das Senhoras Católicas.

Foi servido um almoço na varanda da Colônia de Férias, às 13:00, e durante a sobremesa pronunciou-se o Padre Eduardo Roberto, parabenizando pela iniciativa e prestigiando Helena Pereira de Moraes. Também falou o Prof. Delphino Stockler de Lima, com palavras elogiosas a figura dinâmica da Liga das Senhoras Católicas.