Lido Hotel - 1938
O primeiro empreendimento hoteleiro de Bertioga foi o “Lido Hotel, construído em 1938 e inaugurado em janeiro de 1940, de propriedade de Raphael Costábile, conforme entrevista por ele concedida ao Jornal Folha de São Paulo, no ano de 1946.
Segundo a Poliantéia Santista era um grande hotel, amplo, moderno, confortável, dotado de frigorífico, transporte, usina geradora de energia elétrica, cozinha de primeira ordem, restaurante e jardins. Era reconhecido pela sua qualidade e requinte. A cozinha era francesa e não faltava a música clássica. Funcionou por mais de trinta anos e o seu principal administrador foi o filho de Raphael Costábile, Henrique Costábile.
O “Lido Hotel” realizou diversos anúncios no Jornal Folha de São Paulo, atraindo público de excursionistas e visitantes nas lindas e selvagens paisagens locais. Um dos primeiros a se hospedar no Lido Hotel foi o “Touring Clube do Brasil”, nos dias 08 e 09 de junho de 1940.

Anúncio do Lido Hotel, no Jornal Folha de São Paulo, em 10/06/1944

Frente do Lido Hotel. Cleonice e Família Souza – 1942. Foto publicada em “Mapas Fotográficos: memória familiar, sociabilidade e transformações urbanas em São Paulo”, de Alexandre Araujo Bispo. Tese. Dissertação Universidade de São Paulo – USP.

Lido Hotel. Imagem do pórtico e dos jardins da entrada. A praia ao fundo. Família Souza – 1945. Foto publicada em “Mapas Fotográficos: memória familiar, sociabilidade e transformações urbanas em São Paulo”, de Alexandre Araujo Bispo. Tese. Dissertação Universidade de São Paulo – USP.

Lido Hotel. Cleonice e Olga – 1942. Foto publicada em “Mapas Fotográficos: memória familiar, sociabilidade e transformações urbanas em São Paulo”, de Alexandre Araujo Bispo. Tese. Dissertação Universidade de São Paulo – USP.

Varanda do Lido Hotel. Cleonice e Velloso – 1942. Foto publicada em “Mapas Fotográficos: memória familiar, sociabilidade e transformações urbanas em São Paulo”, de Alexandre Araujo Bispo. Tese. Dissertação Universidade de São Paulo – USP.
