José Ermírio de Moraes - 1923

Um dos empresários mais bem sucedidos do país, José Ermírio de Moraes adquire em 1923 o sítio Indaiá, que pertencia a Vicente de Carvalho. José Ermírio de Moraes nasceu em Nazaré da Mata, Pernambuco, em 1900 e faleceu em 1973. Foi o fundador do Grupo Votorantim, além de Ministro da Agricultura no governo João Goulart e Senador pelo Estado de Pernambuco.

José Ermírio de Moraes – fundador do Grupo Votorantim

Como homem de negócios, viu Bertioga como um local de lazer para ele e sua família, mas também acreditou na possibilidade de realizar investimentos imobiliários, apostando em um futuro promissor. A história destaca José Ermírio de Moraes como o grande articulador para a abertura da Estrada Guarujá/Bertioga e a instalação da balsa, além de inúmeras contribuições sociais que ele e sua esposa prestavam à Vila.

Foto do Chevrolet, 1929, “cabeça de cavalo”, com José Rodrigues, José Ermírio de Moraes, um amigo dele, e João Sabino Abdalla, em frente a propriedade do empresário, no Indaiá

Canto do Indaiá em frente a propriedade de José Ermírio de Moraes. Canoas na praia. Foto de 1945, do acervo pessoal de Jamilson Lisboa Sabino.

A casa que foi de Vicente de Carvalho, adquirida por José Ermírio de Moraes. Foto de 1945, do acervo pessoal de Jamilson Lisboa Sabino.

Por muitas décadas, Gonçalves Laurino dos Santos e Maria do Carmo dos Santos, nascidos em Bertioga, foram os governantes, encarregados de administrar a propriedade da família Ermírio de Moraes.