Grupo Escolar Jardim Rio da Praia (William Aureli) - 1968

A Prefeitura de Santos realizou uma licitação no ano de 1967, na gestão do Prefeito Silvio Fernandes Lopes para que fosse construída uma escola no Jardim Rio da Praia em Bertioga. O prédio foi entregue em 1968. No mesmo ano, o Prefeito de Santos assinou um decreto denominando a escola de “Grupo Escola José de Anchieta”. Em 1977 o Decreto Estadual nº 9.491 oficializa o grupo escolar como EEPG Rio da Praia. Em 1979 passa a receber a denominação de Escola Estadual William Aureli.

William Aureli nasceu no dia 18 de junho de 1898. Filho do casal de italianos Augusto Aureli e Luiz Scamperli Aureli. Foi jornalista, escritor e sertanista. Há divergências de informações se ele nasceu em Santos, São Vicente ou São Paulo. Foi casado com Nair de Abreu, mas estava separado quando faleceu. Ele assinava seus livros e crônicas como Willy Aureli. Iniciou sua carreia na sucursal de São Vicente do jornal “A Tribuna de Santos” antes de se mudar para São Paulo onde fez trabalhos para os jornais Folha de São Paulo, Folha da Manhã, Folha da Tarde e Folha da Noite. Participou de diversas entrevistas em jornais, revistas e televisão. Era famoso e prestigiado entre os intelectuais. Foi presidente da Associação Paulista de Imprensa. Desbravador dos sertões de Goiás e Mato Grosso, que frequentemente recebia a visita dos também sertanistas irmãos Vilas Boas. Willy Aureli foi o precursor do turismo de Ubatuba, pois foi quem divulgou a cidade após várias visitas, para registrar e noticiar nos jornais da capital sobre o que ocorria no Presídio da Ilha Anchieta. Foi ele também quem revelou a escritora Idalina do Amaral Graça. A obra literária de Willy Aureli tem como tema as selvas e os povos indígenas. É autor de vários livros: Bugres no Rio das Mortes, Sertões bravios, O rio da solidão, Terra sem sombra, Esplendor Selvagem, Roncador, Bandeirantes D’oeste, Biu Marrandu, Sumaúma, Léguas sem fim e Cours de Francais. Faleceu no dia 29 de agosto de 1968 em São Paulo.

William Aureli em foto de 1937, na Ilha do Bananal, em Mato Grosso. Aureli fundou a “Bandeira Piratininga”, expedição sertanista com o propósito de desbravar os sertões brasileiros. A experiência vivida nessa expedição é narrada em seu livro, Roncador.

 

William Aureli (década de 1940).

 

William Aureli (década de 1960).