Grupo Escolar de Bertioga (Armando Bellegarde) – 1963
O Grupo Escolar de Bertioga foi criado no ano letivo de 1963. A instalação do grupo escolar foi resultado de um requerimento apresentado em 1962 pelo Vereador Antonio de Cariis ao Prefeito de Santos, que acolheu o pedido e determinou à Diretoria de Ensino que verificasse a existência de número mínimo de alunos.
Os grupos escolares foram criados inicialmente em São Paulo, logo após a proclamação da República, destinados as elites. Consistiam em um método de ensino que procurava romper com os métodos adotados nos tempos da Monarquia. Os grupos escolares se popularizam nas décadas de 1930 e 1940. Ocupavam prédios modernos e em alguns casos imponentes, construídos para esse fim, substituindo os imóveis emprestados e improvisados. O uniforme era obrigatório. Separavam-se meninos e meninas em todos os aspectos. A relação de alunos e professores era um misto de admiração, respeito e medo de ser castigado, moral ou até mesmo fisicamente. Os alunos passaram a ser avaliados de forma diferente ao método imperial, as notas eram de 1 a 10 ou por letras, A, B, C, D, E. Um verdadeiro contesto de humilhação onde todos os alunos precisavam se adequar ao mesmo padrão de conhecimento e raciocínio, sob pena de reprovação. As relações sociais e o ensino passam atualmente por profundas modificações.
Em 1967, através da Lei Estadual nº 9.925 recebe a denominação de Grupo Escolar Prof. Armando Bellegarde, em homenagem ao prestigiado professor de Santos, que acabava de falecer.
Armando Bellegarde nasceu em São Paulo, em 1885. Formou-se na Escola Normal do tradicional colégio paulistano Caetano Campos, em 1906. Consagrou sua vida ao magistério primário, lecionando por 30 anos no Grupo Escolar Docas, em Santos. Foi Diretor do Grupo Escolar Barnabé e do Grupo Escolar Cesário Bastos, onde se aposentou em 1946, após ter lecionado por 36 anos. Foi também durante muitos anos comissário de menores. Era filho de Firmino G. Bellegarde e Francisca de Barros Bellegarde. Foi casado com a Professora Anália Salles Bellegarde. Tiveram duas filhas: Doracy e Nelly. Faleceu aos 82 anos, em 20 de outubro de 1967.

Armando Bellegarde, em foto de 1946, da Revista Flamma.

Acervo de Ivanize Sant’Anna da Silva. Foto publicada em 1º de abril de 2005 na seção Imagem do passado do jornal “A Tribuna de Santos”. Em pé, o Professor Armando Bellegarde, as professoras de preto no centro da imagem e as alunas do Grupo Escolar Cesário Bastos, na década de 1930.
Quando o Grupo Escolar de Bertioga foi criado, o seu objetivo principal era o oferecimento do “ginásio”, que correspondia aos quatro anos finais do atual ensino fundamental. Porém, o ginásio só foi instalado em 1969, pelo Decreto Estadual nº 51.335.
O Grupo Escolar de Bertioga funcionava onde hoje é a Casa da Cultura Emancipadora Professora Norma dos Santos Mazzoni. Em 1973 foram transferidas provisoriamente para a Escola Municipal Delphino Stockler de Lima algumas séries do ensino fundamental (1ª, 2ª, 3ª e 4ª) e o ginásio continuou na Casa da Cultura. Em 1980 o Grupo Escolar e o ginásio foram substituídos pela EEPSG Prof. Armando Bellegarde na Rua Bartolomeu Fernandes Gonçalves, na Vila Itapanhaú.