Fundação da Sociedade Amigos de Bertioga - 1937

A iniciativa de fundar a Sociedade Amigos de Bertioga foi do médico Francisco Quartim Barbosa. A finalidade da associação era promover assistência social aos moradores de Bertioga, através de atendimento médico e medidas preventivas de saneamento, bem como a promoção cultural de Bertioga na capital paulista, para a realização de excursões até a Vila, onde os visitantes poderiam conhecer as ruínas históricas do Forte São João, Forte São Luís, Armação das Baleias e Ermida de Santo Antônio do Guaíbe.

A reunião que aprovou o seu estatuto social e a diretoria foi realizada no dia 15 de novembro de 1937. Francisco Quartim Barbosa era seu presidente, mas além dele compunham a diretoria: José Maria D’Avilla, Paulo Lima Castro, Antonio Andrade de Souza Junior, Carlos Antonio Alvares da Silva, Dario do Nascimento Moura. Já o conselho deliberativo era presidido por José Ermírio de Moraes, Antonio Martins Teixeira, Tito Livio Ferreira, José Masano. Os membros eram: Alvaro Carvalhares, Névio Barbosa, Raphael Costábile, Joaquim da Silva Prado, Christovam de Andrade, Manuel da Costa e Silva, Achiles Guimarães, Dante de Paiva Carvalho, Pedro Hermínio de Freitas, Pedro de Souza e Mario Barbosa. A sede da associação foi instalada na Praça da Sé, nº 83, sala 7, na capital paulista.

Mas a Sociedade Amigos de Bertioga, no que diz respeito à organização de atividades recreativas, tinha concorrentes na capital. Bertioga durante muitas décadas, pelas excursões e piqueniques atraiu clubes sociais da elite paulista e já mostrava qual seria a sua vocação: o turismo. Em 1940 e 1941 o Club Touring do Brasil promoveu várias excursões à Bertioga.

Em 1941 o Clube Piratininga de São Paulo também divulgou e organizou diversos passeios até a Vila de Bertioga. O lendário lugarejo, com suas ruínas e praias selvagens era um roteiro encantador.

No dia 2 de janeiro de 1937 a Sociedade Amigos de Bertioga inaugurou os seus serviços de assistência social, de turismo e de proteção aos monumentos históricos da Vila de Bertioga. Mais de 500 pessoas compareceram à cerimônia inaugural, que teve início com uma missa campal ao lado do Forte São João, com a presença do Bispo de Santos, e depois houve uma sessão cívico-histórica.

Como uma das principais atividades da Sociedade Amigos de Bertioga era promover excursões, passeios e piqueniques na Vila de Bertioga, ela passou a disponibilizar uma embarcação exclusiva, que saia do Porto de Santos, antigo atracadouro da “Pana’r”, às nove horas da manhã, retornando às cinco horas da tarde, para que houvesse tempo de pegar o trem que seguiria de Santos até a Capital.

Tratada como um lugar lindo e pitoresco, a Sociedade Amigos de Bertioga procurou reerguer a história de Bertioga, para torná-la um ponto de reunião de veranistas. Era lema da associação: “sanidade, solidariedade e brasilidade”. Havia uma atenção muito especial a ser dada aos serviços de saneamento, que se apresentava como um grande problema para a comunidade.