Comício do Partido Constitucionalista - 1934
No dia 7 de dezembro de 1934 o Grêmio Acadêmico do Partido Constitucionalista realizou um comício em Bertioga. Os componentes da associação saíram de lancha de Santos às dez horas da manhã e chegaram em Bertioga por volta do meio-dia. Várias populares estavam presentes para recebê-los, especialmente o público feminino. A população presente aplaudiu a chegada da comitiva. Foi oferecido à comitiva um almoço na Pensão Paulista, de Elias Nehme.
Fizeram uma rápida excursão pela Vila, para conhecer os “recantos pitorescos” da terra onde viveu o poeta Vicente de Carvalho.
O comício teve início às quatorze horas. Foi realizado na escola, com a presença da Professora Rosalina de Freitas e do seu Diretor Hilário Ribeirão de Freitas.
O acadêmico Carlos Cuquejo Rodrigues saudou o povo de Bertioga e do litoral paulista e convidou Hilário Ribeirão de Freitas para presidir a mesa da sessão. Em seguida, discursaram Hugo Batendieri (que foi um dos fundadores do Centro de Estudantes de Santos, em 1932), Alvize dos Santos Rozo, Armando Guimarães, Vanderley de Freitas Cruz e Carlos Cuquejo Rodrigues.
No encerramento, Rosalina de Freitas e Hilário Ribeirão de Freitas enalteceram o programa do Partido Constitucionalista, elogiando a maneira como as autoridades públicas dirigem o Governo do Estado e o Município de Santos. A sessão terminou às dezessete horas, com o Hino Nacional cantado pelos alunos da escola municipal. Na despedida, os populares deram “vivas” a Armando de Salles Oliveira (Interventor do Estado) e Aristides Bastos Machado (Prefeito de Santos), embora não estivessem presentes.
O Partido Constitucionalista de São Paulo foi um partido político paulista, fundado em 24 de fevereiro de 1934 durante a Revolução de 1932, e foi dissolvido após a instauração do Estado Novo em 2 de dezembro de 1937. Sua fundação, de iniciativa do então interventor de São Paulo, Armando de Salles Oliveira, foi resultado da convergência entre três grupos, o Partido Democrático, a Ação Nacional Republicana e a Federação dos Voluntários. Em sua breve existência, obteve vitórias como a das eleições legislativas de 1934, ao eleger 22 deputados federais e 34 federais, sobrepujando o Partido Republicano Paulista (PRP), a eleição indireta para governador de São Paulo, em que Salles Oliveira derrotou Altino Arantes, do PRP, e as eleições municipais, ao eleger 173 prefeitos e mais de mil vereadores.