A interdição da escola e o prédio provisório - 1937

Em 1937 a casa que abrigava a escola no nº 26, da Avenida Vicente de Carvalho, foi vetada pela Inspetora Escolar. O prédio estava em ruínas e foi interditado.

 

A Escola de Bertioga foi desativada em 1939. Nesta foto de 1940, com crianças da família de João Sabino Abdalla, a escola encontrava-se em ruínas. Posteriormente, foi reformada e serviu como Delegacia de Polícia.

Entre 1937 e 1939, pela total ausência de informações, a teoria possível é que a escola funcionou em alguma casa ou barracão emprestado por um dos moradores locais.

Segundo Fernando Martins Lichti, no livro “Poliantéia de Bertioga”, a escola passou a funcionar provisoriamente, a partir de 1939, em uma pequena casa alugada de Norberto Luiz na Avenida Vicente de Carvalho, na esquina da Rua Irmãos Braga. Em entrevista ao jornal “Costa Norte”, Jamile Bichir disse que esse prédio ficava onde hoje é a Sorveteria Rocha. No mesmo local a Cruz Vermelha Brasileira instalou o primeiro posto de enfermagem da Vila.

Em 1940 atuavam como Professoras as educadoras Hildegarda Passos e Celia de Azevedo Corrêa.

 

A Professora Hidelgarda Passos (Botelho) se formou em 1936 e se aposentou em 1964. Ela sempre residiu em Santos, e vinha até Bertioga todos os dias pelas lanchas da Santense, em um curto período, no início da década de 1940, quando ela tinha 24 anos. Deu aula depois no Grupo Escolar Martins Fontes (UME Martins Fontes). Ela se aposentou como Professora do Grupo Escolar Cidade de Santos (UME Cidade de Santos). Era filha do Professor Antônio de Oliveira Passos Sobrinho e de Francilina Soares Novais Passos. Casada com Francisco Cassiano Botelho, tiveram os filhos: Francisco e Antonio. Ela nasceu em 1916 e faleceu em 2008, em Santos/SP, com 92 anos. Foto da Revista Brasilidade de 1947.

 

Inauguração do prédio provisório da escola e do posto médico e de enfermagem (ambulatório) em 1939. De vestido preto e chapéu, com a bolsa debaixo do braço, está a Inspetora Escolar Professora Alzira Martins Lichti. O Diretor de Ensino de Santos, Professor Delphino Stockler de Lima, está à direita da Professora Alzira, de terno preto e com as mãos para trás. O Prefeito de Santos, Cyro de Athayde Carneiro, à esquerda da Professora Alzira, está no centro da foto, de terno preto, camisa branca.