A primeira feira-livre de Bertioga - 1986
As feiras-livres hoje representam uma manifestação da cultura urbana brasileira. As feiras são locais destinados a comercialização dos mais variados tipos de produtos e alimentos, mas as feiras-livres, tal como são conhecidas popularmente, são os espaços onde comercializam-se verduras, legumes, frutas e alimentos in natura, como carnes, frangos, peixes, castanhas, além das tradicionais barracas de pastel e caldo de cana.
Na verdade, a primeira feira-livre de Bertioga foi instalada no início da década de 1960, no primeiro governo de Silvio Fernandes Lopes, Prefeito de Santos, mas não durou muito tempo em função dos custos com frete para os feirantes chegarem em Bertioga, pois o único acesso era pelo Guarujá, através da balsa.
Em julho de 1986 a feira-livre é retomada em Bertioga, na Avenida Anchieta, nas proximidades da Rua Jorge Ferreira, com aproximadamente 20 feirantes. Desde o começo os feirantes tinham a mesma reclamação: o custo do frete para chegar até Bertioga aumentava o preço dos produtos. A feira-livre mudou de posição diversas vezes ao longo da Avenida Anchieta. Nos últimos anos foi instalada na Avenida Dezenove de Maio.