Escola Isolada de São Lourenço (Profª Maria Celeste Pereira Leite) - 1985

De autoria do Deputado EmÍIio Justo, o Projeto de Lei nº 684, de 1985, teve por objetivo atribuir a denominação de “Profª. Maria Celeste Pereira Leite” à Escola Estadual de 1º Grau (Isolada) da Praia de São Lourenço, em Bertioga/SP.

Maria Celeste Pereira Leite nasceu no dia 12 de julho de 1921, em Santos/SP. Era filha de Bernardino Pereira Leite e de Angelina Teixeira de Mello Pereira Leite. Iniciou seus estudos no Liceu São Paulo e concluiu no Colégio São José, ambos de Santos/SP, diplomando-se no curso normal, tendo redigido o juramento de sua turma de professores. Pertenceu à Associação Cívica Feminina, ao Centro de Expansão Cultural, à liga do Professorado Católico, ao Sindicato dos Professores de Santos, à Sociedade União Portuguesa, ao Clube de Cinema e ao Clube Soroptimista, onde adotou como lema a frase do filósofo grego Anaxágoras: “o homem pensa porque tem mãos”. Escreveu para o suplemento literário do jornal “A Tribuna de Santos”, sob o pseudônimo de Airam Tescele e para a revista “A Flama”.

Foi aprovada no concurso de ingresso no magistério em 1949, primeiro trabalhando no Ginásio Estadual de Bragança Paulista e removida em 1950 para o Colégio Canadá, onde trabalhou por 23 anos. Faleceu no dia 9 de junho de 1966.