Avenida Anchieta - 1980
O projeto de abertura da Avenida Anchieta começa em 1961 e o primeiro trecho pavimentado de 400 metros foi parcialmente concluído em 1980. O trecho até o Morro das Senhorinhas foi concluído em 1982. Não houve cerimônia de inauguração pelos diversos problemas que essa obra gerou.
Era um projeto da PRODESAN, destinado a penetração e distribuição do trânsito, que antes era realizado pela praia. A abertura da Avenida Anchieta somente tornou-se possível com a supressão de grandes trechos de mata.
Reuniões foram realizadas com proprietários para doação de imóveis. Já em relação a outros foi preciso promover a desapropriação e o pagamento de indenização. Foram desapropriados em 1971 imóveis pertentes: a) Cristovam Ferreira de Sá, no trecho entre a Avenida Vicente de Carvalho e o atual prédio do Forum; b) Miguel Arcanjo, José Ferrari Sanches, Mário Tancredo, Seiad Bichir, José Inácio Hora, nas proximidades da Rua da Saudade; c) Sociedade Urbanística, próximo à Rua Santa Cruz.
O SESC doou todo o trecho por onde passa a Avenida Anchieta, dividindo a propriedade do SESC ao meio. Houve uma polêmica mudança no traçado, do qual a PRODESAN precisou prestar diversos esclarecimentos.
Tudo isso acontecia em um clima de tensão com rumores de movimentos isolados de emancipação do Distrito. O assunto provocava certo incômodo no meio político santista e a execução da Avenida Anchieta era um dos meios de demonstrar que a Prefeitura de Santos estava trabalhando pelo desenvolvimento e progresso do Distrito.
Os Vereadores Rubens Lara e Del Bosco Amaral denunciaram o Prefeito Paulo Gomes Barbosa pelo superfaturamento na construção da Concha Acústica de Santos e ausência de respeito às normas de boa gestão na pavimentação da Avenida Anchieta, em Bertioga. A Prefeitura de Santos endividou-se e precisou pedir empréstimo, dentre outros motivos, pelo elevado custo na abertura e pavimentação da Avenida Anchieta.
No final da década de 1980, no Governo do Prefeito de Santos Oswaldo Justo, foi executada a canalização e a pavimentação de uma pista da Avenida Anchieta entre o Morro das Senhorinhas e a Praça dos Emancipadores, além da canalização e pavimentação das duas pistas da Avenida Albatroz, futura Avenida 19 de Maio.
A Avenida Anchieta é um importante componente do sistema viário municipal que foi executada por etapas em diversas administrações, diante das dificuldades técnicas e ambientais para drenagem das águas pluviais.

Antonio Manoel de Carvalho, Prefeito de Santos, vistoriou as obras de pavimentação da Avenida Anchieta e depois foi discutir na Subprefeitura de Bertioga os rumos do projeto, analisando mapas, em foto de 1979, do jornal “Cidade de Santos”.

Obras na Avenida Anchieta, próximo ao Centro – Foto de 1972.

Cruzamento da Avenida Vicente de Carvalho com Avenida Anchieta – Foto de 1972.

Canal de drenagem na Avenida Anchieta – Foto de 1979.

Execução de obras para a pavimentação da pista da Avenida Anchieta entre o Morro da Senhorinha e a Avenida Albatroz (atual Avenida Dezenove de Maio).

A fase de supressão da vegetação para abertura da Avenida Anchieta.

Vistoria de uma das etapas de supressão da vegetação para abertura da Avenida Anchieta.

Equipe limpando o terreno para abertura da Avenida Anchieta.