O amplo e moderno Pronto-Socorro - 1977
Na tarde do dia 31 de janeiro de 1977 foi inaugurado o amplo e moderno Pronto-Socorro de Bertioga, instalado na Praça Vicente Molinari. Era maior do que o Pronto-Socorro Central de Santos.
A inauguração contou com a presença do Secretário de Estado da Saúde, Walter Lesser e do Prefeito de Santos, Antonio Manoel de Carvalho. O evento era para ser pela manhã, mas começou atrasado, às 12:30, pois o Secretário de Saúde, como um cidadão comum, aguardou a sua vez na fila da balsa para fazer a travessia Guarujá/Bertioga, e então inaugurar o Pronto-Socorro.
Foram hasteadas a Bandeira Nacional pelo Secretário de Saúde, a Bandeira do Estado pelo Prefeito de Santos e a Bandeira de Santos pelo presidente do Lions Clube de Bertioga. Em seguida, foi descerrada a placa de inauguração. Percorreram todas as instalações do “PS Bertioga”, inclusive o local onde seria instalado o futuro Centro de Saúde, em futuras obras de ampliação.
Foram gastos na época o valor de oito milhões de cruzeiros, recursos da Prefeitura de Santos, valor que representava o orçamento anual de Bertioga. Eram quatro consultórios, sala de repouso, sala de recuperação de afogados, de hidratação e pronto-socorro odontológico. Havia preocupação com acidentados, numa época em que não existia o serviço de resgate, e diante da construção da Rodovia Rio-Santos, que só viria a ocorrer em 1985, previa-se um grande aumento na demanda.
O Secretário de Saúde voltou para São Paulo e aos demais convidados foi oferecido um almoço no SESC, especialmente em homenagem ao Prefeito de Santos, Antonio Manoel de Carvalho, que fazia aniversário e passaria uns dias com a família em Bertioga.
Luiz Carlos Battu Wichrowski era administrador do Pronto-Socorro desde 1972 e se manteve como administrador do novo Pronto-Socorro até dezembro de 1984. Após o seu falecimento, em 1986, houve uma missa de sétimo dia dentro do Pronto-Socorro, na antiga recepção, oportunidade em que foi inaugurada a placa dando nome aquela unidade de saúde de Pronto Socorro Dr. Luiz Carlos Battu Wichrowski. Também foi instalado um retrato na parede, com a foto dele, que por muitos anos foi conservada na administração.
Em janeiro de 1985, o Prefeito de Santos Oswaldo Justo vem até Bertioga para diversos compromissos oficiais e anuncia João Sabino Filho como administrador do hospital, função que manteve até 1992.

O Prefeito de Santos Antonio Manoel de Carvalho inspeciona as obras do pronto-socorro em 1976 (foto do jornal “Cidade de Santos”).

O pronto-socorro de 1977
O Pronto-Socorro e parte da equipe ao lado de uma das ambulâncias. Década de 1980.

Da esquerda para a direita, motoristas da ambulância, os amigos de infância Pinguim e Joãozinho, ao lado do escriturário Hélcio, que ocupou diversos cargos de direção na Subprefeitura, na Administração Regional e depois na Prefeitura de Bertioga.

Poucos dias após o falecimento do Dr. Battu, o Prefeito de Santos Oswaldo Justo assinou o Decreto nº 352, de 23 de abril de 1986, dando nome de Dr. Luiz Carlos Battu Wichrowski ao Pronto Socorro Municipal de Bertioga. Publicado no jornal “A Tribuna de Santos” de 24 de abril de 1986.

Jornal “A Tribuna de Santos”, em 1º de maio de 1987, anunciando o descerramento da placa em homenagem ao Dr. Luiz Carlos Battu Wichrowski, que contou com a presença do Prefeito de Santos Oswaldo Justo e da viúva Arabela Takata Battu Wichrowski.

Dr. Luiz Carlos Battu Wichrowski, o administrador que foi homenageado pela Prefeitura de Santos dando seu nome ao Pronto-Socorro.

João Sabino Filho, administrador de 1985 a 1992, e a competente secretária Cida (irmã do engenheiro Lourival Gonçalves dos Santos – Zico, filhos de Gonçalves Laurino dos Santos e Maria do Carmo Quirino dos Santos). Foto na sala da administração do Pronto Socorro de Bertioga, em setembro de 1987. Detalhe para o quadro na parede com a foto do Dr. Luiz Carlos Battu Wichrowski.