Faustino Gomes é nomeado Subprefeito - 1969

Faustino Gomes atuou como Subprefeito de Bertioga de 1969 até 1974. Participou de um período com a execução de diversas obras de urbanização na Vila e entrega de prédios públicos. Foi nomeado pelo Prefeito de Santos, o General Clóvis Bandeira Brasil.

Nasceu no dia 8 de setembro de 1923 em Santos e faleceu aos 78 anos no dia 8 de julho de 2002, em Santos. Era filho de Maria do Céu e Secundino Gomes. Casado com Carmem Delgado Gomes. Tiveram os filhos Maritana e Wladimir.

 

Faustino Gomes em 1969.

 

Faustino Gomes em 1974.

 

Faustino Gomes em 2002. 

Faustino Gomes foi nomeado como “Subprefeito”, mas durante o exercício do cargo, foi promulgada uma lei que promovia a reestruturação da Prefeitura de Santos. Pela Lei Municipal nº 3.667, de 3 de dezembro de 1970 a nomenclatura do cargo foi alterada para “Administrador Regional”.

Já a “Subprefeitura de Bertioga” foi extinta pela Lei Municipal nº 4.348, de 9 de setembro de 1980, qualificada e classificada como uma simples “unidade administrativa” de Santos e transformada em “Administração Regional de Bertioga”, permanecendo assim até 1990, quando Santos volta a criar o cargo de “Subprefeito” e a “Subprefeitura”.

Nessa época, a Prefeitura de Santos tentava demonstrar sua força e hierarquia sobre Bertioga. Havia forte resistência em aceitar Bertioga como uma “Subprefeitura”, dando a impressão de independência. As autoridades públicas de Santos, a imprensa santista e sua população eram majoritariamente contrários a emancipação de Bertioga.