Posto Médico - 1963

No dia 23 de abril de 1963, houve a inauguração do Posto Médico de Bertioga, instalado pela Prefeitura de Santos, em uma casa localizada em frente à Avenida Vicente de Carvalho, onde hoje é o Parque dos Tupiniquins.

 

Jornal “A Tribuna de Santos” noticiava a inauguração do Posto Médico – 1963

Newton Lima de Azevedo, Secretário de Higiene e Saúde da Prefeitura de Santos, quando esteve em visita a Bertioga, adotou uma série de medidas visando melhorar o atendimento médico da população. A intenção era instalar um posto médico permanente, administrado pela Prefeitura de Santos.

O médico responsável pelo atendimento era o Dr. Durval Bruzza. O chefe dos serviços médicos em Bertioga era o Dr. Plinio Camargo.

Incialmente, foi considerado “impraticável” disponibilizar uma ambulância, uma vez que o índice de atendimentos era considerado baixo. Somente no dia 14 de abril de 1964 que a Prefeitura de Santos destacou uma de suas ambulâncias para Bertioga. O Prefeito de Santos José Gomes em comemoração ao terceiro aniversário do início de seu governo, adotou uma série de ações governamentais, e uma delas era entregar a tão desejada ambulância para Bertioga. A cerimônia de entrega ocorreu no Paço Municipal, na Praça Mauá, em Santos. O então Subprefeito de Bertioga Coriolano Mazzoni, em homenagem a João Sabino Abdalla, que trouxe o primeiro veículo para Bertioga em 1929, designou João Sabino Filho (filho de João Sabino Abdalla e funcionário da Prefeitura de Santos) para que fosse à Santos trazer para Bertioga a primeira ambulância oficial. Segundo entrevista de João Sabino Filho ao jornal “Costa Norte” ele retirou a ambulância na Ponta da Praia, em Santos, depois das formalidades de entrega oficial realizadas na sede da Prefeitura santista.

Cerimônia de entrega de uma ambulância para Bertioga, realizada em Santos/SP, em frente ao Paço Municipal, em 14 de abril de 1964. Foto do jornal “A Tribuna de Santos”.

 

A ambulância ficava ao lado da Delegacia de Polícia na década de 1960, pois não tinha telefone no Posto Médico e em caso de alguma emergência a ligação seria feito ao distrito policial. Foto de 1966, do jornal “A Tribuna de Santos” da Delegacia e a primeira ambulância, na Rua Irmãos Braga.

 

A Ambulância era um modelo Chevrolet Amazona, anos 1961/1964.

Além dessa iniciativa, a Prefeitura de Santos passou a prestar serviços de atendimento médico-dentário para os estudantes das escolas municipais.