Colônia de Férias para Menores – 1949
Francisco Quartim Barbosa era um visionário para a época. Em 1949 foi construída a Colônia de Férias para Menores, sendo que toda a mão de obra empregada era dos próprios internos do Serviço Social de Menores, que dirigidos e orientados, edificaram sua própria casa de veraneio. Eram menores abandonados ou desajustados, que precisavam ser educados para reintegração à sociedade.
O prédio tinha capacidade para 50 menores, com amplo espaço de refeitório e camas desmontáveis, novidade para a época, o que permitia um aproveitamento ainda maior dos espaços internos durante o dia.
Na época, dizia Francisco Quartim Barbosa que lamentava aqueles que não conseguiam compreender o trabalho de laborterapia desenvolvido, com ótimos resultados. A laborterapia é tratamento de doenças psicoemocionais através do trabalho, terapia ocupacional. Para Francisco Quartim Barbosa a incompreensão em relação aos menores devia ser afastada, pois se fossem convenientemente orientados, jamais seriam internados. O objeto era reeducar os menores e poupar despesas aos cofres públicos do Estado.
No dia 25 de julho de 1949 visitaram Bertioga os participantes do “Congresso Pan-Americano de Assistência Social à Infância”, acompanhados dos doutores Vieira de Melo e Ferraz Sales. Eles estavam percorrendo diversas localidades do país que apresentavam políticas de assistência social mais avançada sobre menores e incluíram Bertioga em seu roteiro. Na ponte, ao desembarcarem, foram recepcionados pela população mais representativa de Bertioga e por uma banda infantil, “cujos participantes mal podiam carregar o peso dos seus instrumentos”, noticiava o Correio Paulistano. No decorrer da visita, fez uso da palavra o Dr. Francisco Quartim Barbosa, “que interpretou o sentimento de gratidão do povo de Bertioga pelo acontecimento, o qual vinha trazer a todos o testemunho do esforço e a abnegação do grupo de senhoras e senhoritas que lutam em prol de melhor amparo à criança”. Foi servido ao grupo de visitantes um churrasco na Colônia de Férias do SESC, e para demonstrar o prestígio da visita, veio de São Paulo o Deputado Dr. Brasílio Machado Neto, que nesta época era o Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
Ao retornarem para São Paulo, no final da tarde, foram novamente prestigiados de forma carinhosa, com demonstrações de apreço pela população presente.

Dr. Brasílio Machado Neto