O novo prédio da escola – 1942
No dia 19 de abril de 1942, em homenagem ao aniversário do Presidente da República Getúlio Vargas, a Prefeitura de Santos inaugurou o novo prédio da Escola Municipal Vicente de Carvalho, na Avenida Tomé de Souza, em frente à praia, no prédio ocupado atualmente pela Casa da Cultura Emancipadora Professora Norma dos Santos Mazzoni. Foi construída exclusivamente com recursos públicos. É o primeiro prédio público construído e ocupado por uma escola em Bertioga. Antes, as escolas funcionavam em locais emprestados.
A escola instalada pela Prefeitura de Santos em 1906 deve ter funcionado até 1924 em uma casa particular emprestada, já que não existia prédio público na Vila, a não ser o quartel do Forte São João, que estava em ruínas e destelhado nessa época. Em 1924 foram concluídas as obras do prédio da Colônia de Pescadores, na atual Avenida Vicente de Carvalho. Essa casa foi cedida à Prefeitura de Santos para ser uma escola, que funcionou ali até 1937, quando foi interditada pela Inspetora de Ensino pois o prédio da Colônia de Pescadores estava em ruínas e o funcionamento da escola colocava em risco a segurança dos alunos.
Os alunos devem ter continuado assistindo aula nos anos de 1937, 1938 e início de 1939 em alguma casa emprestada por morador da Vila. Não temos informações desse local.
De 1939 a 1942 a escola funcionou em uma sala de aula improvisada no ambulatório da Cruz Vermelha, na Avenida Vicente de Carvalho.
Em agosto de 1942 é inaugurado o novo prédio da escola, garantindo aos professores e estudantes melhores condições para o desenvolvimento pedagógico. A cerimônia de inauguração contou com a presença de diversos populares e foi presidida pelo Prof. Silvio Julião, Inspetor Geral do Departamento de Educação, que ali representava o Prefeito de Santos, Antonio Gomide Ribeiro dos Santos, que não pôde comparecer. A unidade de ensino passou a funcionar em dois períodos, um com a Professora Maria de Lurdes Castro e outro com a Professora Nilza Fulgoso Serra.
Era um estabelecimento de ensino modelo, instalando no mesmo padrão das escolas municipais de Santos. Era um edifício moderno e com linhas elegantes. Os requisitos obrigatórios para os padrões pedagógicos mínimos eram todos atendidos. A escola era frequentada em 1944 por 80 alunos, entre meninos e meninas. A escola tinha assistência médica e dentária. Já a assistência alimentar era ofertada pela Sociedade de Amparo aos Praianos de Bertioga.
A denominação da escola é um assunto que merece abordagem. Quando a escola foi criada, em 1906, era chamada de Escola Mixta (Mista) de Bertioga. Em 1924, quando foi atribuída a denominação de Vicente de Carvalho em homenagem ao poeta, a Câmara Municipal de Santos fez constar apenas Escola Vicente de Carvalho. Até o início dos anos 1940 é chamada como Escola Vicente de Carvalho. Somente a partir de 1942 que passa a ser reconhecida em alguns documentos oficiais como Escola Isolada Vicente de Carvalho.

Escola Vicente de Carvalho, na Avenida Vicente de Carvalho, em Bertioga (atual Casa da Cultura). Foto da década de 1940.

Escola Vicente de Carvalho, na Avenida Vicente de Carvalho, em Bertioga (atual Casa da Cultura). É possível identificar na extremidade inferior da foto as ruínas da Capela de São João Batista, isto é, parte das pedras que compunham seu alicerce. Em uma das ampliações, essas pedras foram removidas pela Prefeitura, dando lugar a um novo prédio com salas de aula. Foto do ano de 1945.

Foto do jornal “Correio da Tarde”, de 1942.

Escola Municipal Vicente de Carvalho – Bertioga

Alunos em frente a Escola Vicente de Carvalho. Foto entre os anos de 1965 e 1969.

Evento cívico na Escola Vicente de Carvalho, com a presença do Subprefeito Alberto Alves, de terno claro, no centro da imagem. Foto de 1966.

Casa da Cultura – o prédio já sofreu muitas modificações
Em 1º de dezembro de 1946, um domingo, por iniciativa das Professoras Jandira Fontes Garcia e Helena Gago Gonzalez, que lecionavam na Escola Vicente de Carvalho foi inaugurado o retrato do Prefeito de Santos, Cyro de Athayde Carneiro, que esteve pessoalmente presente na cerimônia de encerramento do ano eletivo. Os alunos cantaram o Hino Nacional, houve a entrega de diplomas e prêmios às autoridades. O aluno Moacir Ferraz Damião discursou enaltecendo a significação da homenagem, assim como o Subprefeito de Bertioga, Ary Fonseca Cruz e a Professora Helena Gago Gonzalez. Por fim, de improviso, discursou o Prefeito de Santos.