Estrada Guarujá/Bertioga – 1940
No dia 25 de janeiro de 1940 foi inaugurada a estrada Guarujá/Bertioga. Na época, deram o nome de estrada “Cachoeira-Bertioga”. O responsável pela execução do trecho compreendido entre a Barra de Bertioga e a comunidade da Cachoeira, de oito quilômetros, foi o empresário José Ermírio de Moraes, com os recursos pessoais. Já o trecho que liga a comunidade da Cachoeira até o Perequê ficou sob a responsabilidade da Prefeitura do Guarujá.
Não era uma estrada pavimentada, mas quando foi entregue estava em boas condições de trafegabilidade.
No dia da inauguração, partiu uma comitiva do Guarujá até a comunidade da Cachoeira, onde as crianças da escola rural ali existente cantaram o Hino Nacional. Em seguida, foram para a Barra de Bertioga e atravessaram o Canal através de embarcações que já lhes aguardavam com os respectivos condutores.
Foi oferecido pela Sociedade Urbanística Bertioga um almoço, realizado no Hotel Lido, de Rafael Costábile, exclusivo aos visitantes. O Governador Adhemar de Barros e José Ermírio de Moraes não estavam presentes, mas mandaram representantes, que foram saudados pelos que prestigiaram o evento.
Ao final da tarde, todos retornaram ao Guarujá, elogiando a agradável excursão que foi percorrer a estrada de carro até chegar em Bertioga e atravessar de barco. O acesso tinha ficado muito mais fácil e continuava encantador.
O acesso à Bertioga somente era possível através de embarcações. Não havia nenhum acesso por via terrestre. Até o caminhão Chevrolet de João Sabino Abdalla, em 1929, precisou vir de Santos, através de jangada pelo Canal de Bertioga.
A primeira alternativa terrestre surge por iniciativa do empresário José Ermírio de Moraes. Ele comprou em 1923 a propriedade que foi de Vicente de Carvalho, no Indaiá e realizando investimentos imobiliários já a partir da década de 1930. Assim, por investimentos pessoais de José Ermírio de Moraes e pela influência política, conseguiu a abertura da estrada que liga o Perequê, no Guarujá, até o extremo da ilha, na divisa com Bertioga. A estrada atravessa a chamada Serra do Guararu, local de difícil acesso e quando chovia a estrada ficava intransitável e perigosa, o que não é diferente atualmente.
Na década de 1940 passou a ser conservada pela Prefeitura do Guarujá e na década de 1950 passou a ser conservada pelo Departamento de Estrada de Rodagem do Estado (DER).
A estrada foi aberta em 1940, mas somente foi asfaltada em 1959. Melhorias conquistadas pelo esforço do Prefeito de Santos, Antonio Feliciano da Silva, pelo Subprefeito de Bertioga, Silvio Rodrigues, por José Ermírio de Moraes e pelo Deputado Federal Brasilio Machado Neto. Segundo a Universidade de São Paulo – USP, diversos “sambaquis” foram destruídos com a abertura da estrada, por simples desconhecimento do patrimônio arqueológico.
