Posto do Telégrafo – 1907
Em 1907, foi instalado o Posto do Telégrafo em Bertioga. A Província de São Paulo acabava de realizar uma ampla manutenção do sistema de fios que constituía a antiga “linha do telégrafo”.
O serviço foi implantado dentro do prédio do “quartel” do Forte São João. O local já era usado pela Força Policial de São Paulo.
Somente na década de 1920 que o sistema por ondas de rádio eletromagnéticas foi instalado no Forte São João.
Na instalação da fiação e do posto de Bertioga trabalharam Sebastião Hermeto (11º trecho), Albino Coelho Barreto (encarregado do 12º trecho), Benedicto Antonio Ferreira (encarregado do 12º trecho).
Segundo o “Boletim Telegraphico da Repartição Geral dos Telegraphos”, Benedicto Antonio Ferreira, guarda-fios, assumiu como encarregado do posto de Bertioga em 1915. E de acordo com o “Boletim Telegraphico da Repartição Geral dos Telegraphos” o guarda-fios Manoel Cândido de Macedo, que estava encarregado do trecho Guaratiba/Juqueí, é transferido em 1917 para a função de encarregado do posto telegráfico de Bertioga.
Manoel Cândido de Macedo foi sucedido pelo seu filho Miguel Macedo no dia 12 de dezembro de 1942, segundo disse Miguel Macedo em entrevista ao jornal “Costa Norte”. Também trabalharam no posto do telégrafo de Bertioga: Narciso Marques, Albino Barreto, José Epifânio da Silva.
Em Bertioga, o sistema foi totalmente desativado na década de 1960.